// O QUE É O GRACIE JIU-JITSU?

O Gracie Jiu-Jitsu ou 'Brazilian Jiu-Jitsu' foi desenvolvido pela família Gracie, no Brasil.

No início do século XX, o diplomata japonês Mitsuyo Maeda instalou-se no Brasil. Maeda foi recebido pela família Gracie que o ajudou a prosperar no comércio da castanha do Pará. Como forma de agradecimento, Maeda ensinou aos irmãos Gracie o Jiu-Jitsu japonês tradicional.

Um dos irmãos Gracie - Hélio Gracie - era fisicamente mais fraco e franzino do que os restantes irmãos. Hélio aprimorou, então, as técnicas aprendidas tornando-as mais eficientes e acessíveis a qualquer pessoa, independentemente do biótipo. O sistema que desenvolveu permitia que pessoas mais fracas vencessem adversários maiores e mais fortes. Nasceu assim o Gracie Jiu-Jitsu.

O Gracie Jiu-Jitsu baseia-se na aplicação de alavancas e no uso de estratégia para possibilitar a defesa contra adversários maiores e mais fortes.

Considerado um xadrês humano, o Jiu-Jitsu ganhou notoriedade ao ser usado pela família Gracie em combates nos quais suplantavam lutadores de várias artes marciais. Desta forma, os Gracie tornaram-se a maior família de lutadores da história da humanidade e provaram a eficiência desta arte marcial, tornando-a reconhecida a nível mundial.


// CONHECE A HISTÓRIA DA GRACIE LISBOA!

A academia de Jiu-Jitsu Gracie Lisboa foi fundada pelo professor João Santos.

João Santos iniciou o seu percurso no Jiu-Jitsu japonês e, em 1999, começou a treinar com a família Gracie. Contactou, principalmente, com o irmão mais novo da família e fundador da academia Gracie Barcelona - Robin Gracie. Robin Gracie tornou-se, assim o mentor de João Santos, sendo um dos grandes responsáveis pela sua evolução como profissional e praticante desta arte de combate.

João Santos viajava frequentemente para Barcelona e para o Rio de Janeiro para treinar e aprimorar a sua técnica. Este contacto com a família Gracie foi o "motor" para a abertura da filial Gracie Lisboa - uma filial do mestre Robin Gracie.

A Gracie Lisboa é, hoje, uma academia reconhecida pela sua qualidade técnica e pelo ambiente descontraído e familiar sempre presente nos treinos. Estes factores fazem com que a academia seja procurada por todo o tipo de praticantes, de ambos os sexos e de todas as faixas etárias. É, ainda, o local de treino eleito por muitos estrangeiros que visitam o nosso país.






// 10 MOTIVOS PARA TREINAR JIU-JITSU

1. Aprende a defender-te
O Jiu-Jitsu é mais do que uma forma de combate. O conhecimento técnico de luta dá-te mais discernimento e confiança para poderes reagir da melhor forma em situações de confronto.

2. Desenvolve a tua auto-confiança
A possibilidade de uma pessoa fisicamente mais fraca vencer uma mais forte através de técnica e estratégia é uma realidade bem presente no Jiu-Jitsu.
O Jiu-Jitsu está intrinsecamente ligado ao conceito de superação e a cada novo desafio, seja ele um combate ou a concretização de uma técnica, a confiança em ti e nas tuas capacidades vai aumentando, tornando-te uma pessoa mais consciente de ti mesma.

3. Aumenta o teu auto-controle
O facto de teres mais confiança em ti mesmo e de te conheceres melhor faz com que, tanto em situações de confronto, como em situações de stress comuns do dia a dia, sejas uma pessoa mais ponderada, agindo de uma forma mais controlada e consciente.

4. Desenvolve a tua condição psico-motora
O Jiu-Jitsu estimula as qualidades físicas e intelectuais dos praticantes. Esta modalidade exige persistência, determinação e raciocínio rápido quer na execução das técnicas, quer durante os combates. Desta forma, os alunos desenvolvem habilidades físicas e mentais de extrema importância para o seu dia a dia.

5. Livra-te do stress do dia a dia
O Jiu-Jitsu é uma actividade contagiante! Na aula, é quase inevitável que a tua cabeça não se concentre unicamente nesta actividade, gastando energias acumuladas e fortalecendo corpo e mente.

6. Ganha um estilo de vida mais saudável
Com a motivação que ganhas ao longo da prática desta actividade, este estilo de vida surge quase de forma natural, influenciando positivamente toda a tua vida.

7. Cuida do teu corpo e sente-te em forma
O Jiu-Jitsu é um desporto muito completo, trabalhando o corpo de uma forma geral, fazendo com que te sintas melhor contigo mesmo!

8. Desenvolve o espírito de grupo
Apesar de o Jiu-Jitsu ser um desporto de conquista individual, ninguém evolui sem o apoio do seu professor e parceiros de treino. Desta forma o relacionamento interpessoal é um factor fundamental na modalidade. Cada praticante contribui individualmente para o crescimento global da academia.

9. Faz novas amizades
No tatame, o bom ambiente é sempre garantido! Desta forma, torna-se uma excelente oportunidade para conhecer novas pessoas com diferentes experiências. O Jiu-Jitsu constrói amizades para a vida!

10. Ganha um vício saudável
Quando começares a treinar Jiu-Jitsu vais ficar fascinado com o desafio constante que a modalidade oferece. Rapidamente perceberás que factores como astúcia e agilidade mental são cruciais no treino, daí o Jiu-Jitsu ser, frequentemente, apelidado de xadrez humano.